segunda-feira, 27 de outubro de 2008

domingo, 26 de outubro de 2008

_Curiosidades_

Nome: Ana Filipa Caires Nunes Carvalho
Idade: 44 (faria este ano, a 22 de Julho)
Profissão: Enfermeira
Locais onde trabalhou: Lar da Santa Casa da Misericórdia de Machico, Hospital dos Marmeleiros, Clínica da Sé, Hospital João de Almada...e certamente mais algum, mas não me recordo. Adorava aquilo que fazia e que durante muitos anos exerceu.
Irmãos: 3 irmãos e 3 irmãs
Gostava de: Perfumes, chocolate, conduzir, Sol...
Não gostava de: Chuva, vento, inveja...
Características: Extrovertida, simples, simpática, mãe "galinha" (preocupada...muito preocupada e com a família também), vaidosa, directa, bonita e com uma contagiante energia de viver...
Se alguém tiver algo a acrescentar, peço que deixe um comentário...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

_Quatro meses de sofrimento..._

ANTES

DEPOIS

Mais um dia que passa neste calendário da vida...já lá vão 19 anos, onde guardo boas e menos boas recordações, como tudo. Neste momento vivo um presente triste, com um passado recente igualmente triste...aguardando a incerteza do futuro. Gostava que tudo isto fosse um pesadelo, em que quando acordasse nada disto existisse. Infelizmente, isso não acontecerá. Ignorar não o faço, mas tenho vindo a tentar viver, de forma a que um dia consiga ultrapassar. O certo é que nunca esquecerei tal dor...a dor de ver alguém que amamos, sofrer e nada poder fazer.

É frustrante...revoltante...ver que não podemos diminuir a dor de um ente querido, não um tio...um primo...um avô...mas uma MÃE. Aquela que nos teve dentro de si...que nos amou...que nos viu cresce...aquela que é simplesmente TUDO para nós, e que de um momento para outro...podemos estar em risco de perdê-la. O que fazer nestas situações?!... Já lá vão quase 4 meses de muito sofrimento, não só para ela...mas para todos que a rodeiam, e muito penso...nos dias que passarei sem a sua presença física. Muito penso em todos os momentos que passamos...em tudo aquilo que vivemos. Penso também como serão aqueles dias...em que a sua ausência será mais notada do que nos outros. Refiro-me...ao dia da mãe...dia do seu aniversário...do meu próprio aniversário...Natal...no dia em que acabar o curso... Sinceramente, difícil será escolher um dia em que ela não seja lembrada, não fosse ela minha mãe...a minha mais que tudo. Recordo-me também...daquele beijinho de todas as manhãs, já na pressa da ida para o trabalho, mas que apesar disso...nunca falhava...

São tudo momentos, que nestas alturas vêm aos nossos pensamentos. É triste, muito triste...como de um momento para outro, se passa de TUDO a NADA. Lutamos tanto durante a nossa vida, e num instante...parece que nada faz sentido...e questionamo-nos: "Para que serviu tanta luta...tanto sacrifício?!" Sinceramente...tanta foi a luta e determinação neste caso, ao longo de 42 anos...para possivelmente acabar assim. Acabar no meio de tanta dor...sofrimento...em que por muita que seja a vontade, as forças não chegam para alcançar a vitória.

Como ela própria já mencionou: "vou fechar os olhos, e acaba tudo para mim..." Acabar tudo...e fcar a certeza de que ainda haveria muito para viver...para lutar, para dar, sobretudo para amar. Onde quer que eu esteja...onde quer que eu vá...quem quer que seja a companhia, sentirei sempre a falta de alguém, a TUA. Sempre terei em mim um vazio, mas sempre terei presente o teu sorriso, o teu olhar...toda aquela tua vida, energia que te caracterizava e que todos admiravam.

A tua própria imagem neste momento, "quebra-me" o coração... Recordar a tua imagem e confrontar com aquela que agora "transportas" é arrepiante...agoniante. "Quebra-me" ainda mais o coração, ver o quanto tens sofrido e nada poder fazer para que isso não aconteça.

Custa-me pensar que ao longo da minha vida...em algumas das minhas vitórias que a ti dedicarei, não estarás ao meu lado para me felicitar...para me abraçar. Muitos me dizem, que se este for o teu omento, certamente é porque Deus precisa mais de ti do que nós. Não sei se para atenuar a minha dor, se para me fazerem ver as coisas de outra forma...mas não consigo ver as coisas de tal perspectiva e duvido que algum dia o consiga. Tenho a certeza, que preciso mais de ti...do que Deus para onde quer que ele te leve.

Não sei porque a Vida nos pregou esta partida...nos colocou este obstáculo...mas porquê acabar assim?! Choram de alegria quando chegamos a este Mundo, talvez na hora de partida seria sorrir por tudo aquilo que vivemos e que fomos, mas IMPOSSÍVEL para mim ver as coisas de tal forma.

Por ti continuo a tirar o meu curso, apenas por ti...porque me pediste, e nunca em momento algum esquecerei tais palavras. O meu gosto era largar tudo, suspender...e partir em tua direcção, podendo estar a teu lado e aproveitar aqueles que provavelmente serão os últimos momentos. Pois, sempre me disseram que a pior coisa que poderia acontecer na vida era arrependermo-nos de algo que não fizemos, e nao quero que isso venha a acontecer. Apesar de tudo...continuo com o curso, não com muitas forças, mas com aquelas que ao longo deste tempo ainda te têm dado algumas alegrias.

Desculpa, se algum dia, por vezes esperavas ouvir "gosto de ti...ou adoro-te...", mas tal não aconteceu. Talvez pela minha maneira de ser...mas sei que no fundo acabavas por sentir estas palavras que acabavas por não ouvir. Quero acreditar que um dia nos podemos encontrar num sítio sem tempo e espaço, em que possa "matar" as saudades por ti.

Obrigada por todos estes anos a teu lado, por todo o carinho...por todos os momentos que contigo vivi e que NUNCA em momento algum esquecerei.

AMO-TE Mãe!!!

Joana Carvalho, 13-2-2007










quarta-feira, 22 de outubro de 2008

_Desafio feito pelo Nélio_

O meu primo Nélio, do blog http://pequenosnadas2-nelio.blogspot.com desafiou-me a escolher uma foto que goste muito. Confesso que a escolha foi dificil...pois tenho algumas que gosto, e seleccionar apenas uma tornou-se tarefa complicada... Mas recaí sobre esta que acima vos mostro, se calhar pelo meu estado de espirito... Já agora, deixo o link de algumas outras fotos da minha autoria a quem tiver curiosidade em vê-las: http://www.reflexosonline.com/johnnyzinha
Este foi o meu primeiro "desafio" enquanto bloguista...e agradeço ao meu priminho Nélio por se ter lembrado de mim...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

_Pensamento_

Dou por mim a pensar, se conseguirei viver com a tua ausência...!!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

_Um dos últimos desejos!_

Lembro-me perfeitamente como se fosse hoje, um dos últimos desejos da minha mãe. Um dia, já quase na hora do lanche, apeteceu-lhe comer papaia... Muito depresssa, o meu pai saiu para comprar e realizar o seu desejo. Quando o meu pai voltou, já com a papaia, cortada aos cubos, os olhos da minha mãe brilhavam... Esta com um enorme desejo de saboreá-la...
Nem esperou que lhe trouxessem talheres e logo começou a comer com as mãos. Comia, sempre com o desejo de mais e mais...notava-se que estava a gostar.
Infelizmente, saboreou apenas por breves momentos. Passados três...quatro minuotos, ficou maldisposta e começaram os vómitos. Aquilo que tanto desejou e que saboreou, como quem não comia algo que gostava há muito tempo, não passou de um momento de brevissímos instantes.
Este foi um dos últimos desejos antes de...!!
Joana Carvalho 3-11-07

domingo, 12 de outubro de 2008

_Só penso em ti..._

(Foto na companhia do sobrinho, João Pedro...)
Tanta saudade para matar,
Saudade que quase mata...
Por contigo não estar.
Penso em ti quando não estou contigo,
É a saudade que quase mata...
Aquela que acaba comigo,
Quando não estou contigo.
Só penso em ti,
A toda a hora...
A todo o instante,
Abstrair-me não consigo...
Desde o dia em que te perdi!
Adoro-te Mãe!!!
Joana Carvalho, 22-8-07


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

_O que ficou..._

(Num dos nossos momentos de brincadeira. Apesar de estar de gorro, ainda não estava doente, ou melhor...pelo menos ainda não tinhamos conhecimento dela. Foto tirada no Metro do Porto.)

Para sempre partiste e em mim ficou: o orgulho de ser tua filha, a saudade por ti, a revolta por te ter perdido, o medo de cair, a incerteza do amanhã sem ti a meu lado, a vontade em continuar...apenas por acreditar, que um dia te vou encontrar...

Joana Carvalho, 17-7-08

domingo, 5 de outubro de 2008

_Saudade..._

(Foto tirada no Hospital, ao lado...a irmã, Fatinha)
O tempo passa...
E a dor ainda corrói
O que ainda resta,
Do pouco que ficou...
Depois do dia em que o vento te levou,
Num adeus que para sempre suou!
Joana Carvalho, 25-8-08

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

_A incontornável verdade da Vida..._

"A Vida não é mais do que uma viagem de comboio: repleto de embarques e desembarques, salpicado por acidentes, surpresas agradáveis em algumas estações e profundas tristezas noutras.
Ao nascer, subimos para o comboio e encontramo-nos com algumas pessoas que acreditamos que estarão sempre connosco nesta viagem: os nossos pais.
Lamentavelmente, a verdade é outra. Eles sairão em alguma estação, deixando-nos orfãos do seu carinho, amizade e da sua companhia insubstituível..."
(Adaptado por Cecilio Fernández Regojo)
Além de termos de conviver com isto na nossa Vida, porque temos de viver com o facto de vê-los sofrer antes do doloroso desembarque do Comboio da Vida?!
Tão cedo fiquei orfã do carinho, amizade e da companhia insubstituível da minha mãe... O grandioso desejo de querer acreditar, que tudo isto é mentira, faz-me continuar esperar pelo teu regresso Mãe! Adoro-te...
Joana Carvalho, 3-10-08

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

_Obrigada por tudo Amor..._

Sentimento que é verdadeiro, seja em que circunstância for, está sempre presente... Mesmo longe que agora estamos, um do outro, o meu amor por ti, a cada dia que passa cresce!
Podia dizer-te mil e uma coisas, mas fico-me agora por dizer-te o quanto gosto de ti...o quanto és especial na minha vida...e o quanto te AMO e sou FELIZ contigo! Obrigada por tudo...

_Por momentos..._

...vivi a alegria de ter um irmãozinho acabado de nascer nos meus braços. Só quem visse o meu rosto, saberia o quanto feliz eu estava por algo que eu desejava se ter realizado... Infelizmente, não passou de um simples sonho...
A Vida roubou-me tão cedo a minha mãe, tendo antes me negado por duas vezes a possibilidade de ter um irmão. Porquê?!
Joana Carvalho, 1-10-08