domingo, 30 de novembro de 2008

_Ausência_

Antes demais quero agradecer a todos os que têm visitado este meu blog dedicado à minha mãe, tal como os comentários que têm deixado...com mensagens de força... Peço desculpa pela minha ausência por vezes, mas o tempo por entre as frequências, trabalhos também começa a não ser muito, ainda mais que é quase final de semestre.
Gostaria de colocar mais fotos da minha mãe, mas neste momento, as que tenho no computador, são as que tenho colocado. Pretendo, numa das férias na Madeira, passar mais fotos dela para o scanner e assim partilhar convosco toda a beleza dela.
OBRIGADA pela vossa força...

sábado, 22 de novembro de 2008

_Pensamento_

O desejo de tanto te querer, faz-me ver aquilo que não posso ter! Adoro-te Mãe...
Joana Carvalho, 11-10-07

domingo, 16 de novembro de 2008

_Obrigada AMIGOS_

Mais um ano que passou, e eis que chego aos 21 anos... O meu maior desejo para este dia, era estar com a minha mãe, ou simplesmente ouvi-la, apesar de saber que isso não é possível. No entanto, pensei nela como sempre...e ouvi-a em meus pensamentos.
Ao contrário dos 3 anos que passaram, em que não festejei o meu dia de aniversário aqui no Porto, este foi um ano em que o comemorei, graças aos meus amigos, grandes e bons amigos que fizeram questão que este não fosse um dia que passasse despercebido, ao contrário de anos anteriores.
Prepararam-me um jantar surpresa, em que melhor que isso, pude desfrutar da companhia deles, num momento que gostei bastante...num momentro diferente, ao da nossa rotina. Agradeço também a ideia e tentativa à vinda do Filipe...
Um OBRIGADA à Joana Sousa, Tiago Gomes, Bruna Meirinhos, Márcia Rodrigues, Diana Gonçalves e Filipe Medeiros, e claro, a todos os que se lembraram do meu dia de aniversário (15-11-87).
ADOREI estar convosco!!!!

sábado, 8 de novembro de 2008

_Pensamento_

No ontem partiste, no hoje penso se o amanhã vai existir sem ti... A dúvida persiste!!
ADORO-TE MÃE!!!
Joana Carvalho, 17-7-08

domingo, 2 de novembro de 2008

_OBRIGADA_

Um dia destes, de blog em que blog...e eis que fui parar a um que pertence a uma pessoa que não me é desconhecida, antes pelo contrário, o Sr. André Escórcio.
Depressa me veio à memória, momentos da minha mãe a falar sobre uma médica do seu serviço do Hospital dos Marmeleiros, Dra. Sofia. Pois era uma pessoa, com a qual a minha mãe se dava muito bem, e muitas foram as vezes que ela em casa falava sobre a mesma. Sinceramente e se a memória não me falha, acho que a cheguei a conhecer numa das minhas idas ao serviço da minha mãe.
Surgiu-me a ideia, de deixar um comentário no blog em questão, de forma a sugerir que este mostrasse à sua filha, este cantinho dedicado à minha mãe e se possível, lhe deixasse uma mensagem.
Hoje, de regresso ao tal blog, eis que me deparo com um post intitulado: "A FORÇA DO AMOR", e suscitou-me a curiosidade em lê-lo e qual não é o meu espanto, quando me apercebo que é relacionado comigo e com o meu blog.
O post do blog, dizia o seguinte:
"Joana é um nome que fixei. Há dias, segundo ela, percorrendo os blogues madeirenses veio aqui parar. E reconheceu-me. Disse-me que a mãe, enfermeira, recentemente falecida na sequência de um devastador e agressivo cancro, conhecia a minha filha, médica, e de quem a mãe muito falava. Eram amigas, deduzi. E pediu-me que a minha filha Sofia deixasse uma mensagem no seu blog, em memória da mãe e amiga.
Hoje, foi a minha vez de visitar o seu cantinho de desabafos e sobretudo de amor pela MÃE. Comoveu-me e de que maneira!
Num Mundo e numa região de tanta agressividade, de tantas aparências, de tanta ostentação, de tanta luta pelo dinheiro, de tanta luta pelo ter antes de ser, a Joana tece profundas considerações que constituem um hino ao amor, à família e à natureza tão frágil que o ser humano é. Vale a pena aos visitantes do meu blogue passarem os olhos e lerem vários textos da Joana nos deus "Desabafos d'Alma"".
O meu sincero OBRIGADA, ao Sr. André Escórcio por tais palavras a mim direccionadas...e pela sua atenção.
O blogue onde é possível ler tais palavras, é: http://comqueentao.blogspot.com

sábado, 1 de novembro de 2008

_Um mês, depois da tua partida..._

Eu e a minha mãe...em 2005, num jantar de Natal...
Faz hoje um mês que partiste...que nos deixaste, que desembarcaste do comboio da Vida!! Um mês de muito sofrimento...de muita saudade para nós, mas em contrapartida, "conforta-nos" em certa parte, saber que já não estás a sofrer, e que certamente estás num lugar melhor, no teu merecido descanso. Há duas noites atrás sonhei contigo, no sonho falamos...e que bom foi "reviver" um diálogo contigo, mas apesar dessa alegria, foi um sonho que me deixou triste, pelas saudades que ainda mais surgiram. Pensar que nunca mais te sentirei...que nunca mais te verei...simplesmente "quebra-me" o coração.
Os momentos que mais tenho presentes em minha memória nestes últimos tempos, são dos últimos dias que passei contigo. Foram 9 dias agoniantes para mim, pois via-te sofrer cada vez mais. Todos os dias que entrava naquela enfermaria, a qual nunca vou esquecer, "derretias-me" com aquele teu olhar cheio de ternura...carinho...que a cada final de dia, custavam-me muito deixa-los de ver, na despedida. Todos os dias, eram sempre uma incerteza quanto ao dia seguinte, cada reencontro contigo para mim era uma vitória...
Quando soube, que o pior te tinha acontecido...parecia que o Mundo tinha caído em cima de mim...senti-me tão pequenina no meio de tanto sofrimento. Não queríamos acreditar que te tinhas ido embora...e nós...como ficamos sem ti?! Tem sido difícil ultrapassar esta dor, mas contigo sempre comigo quero acreditar que me darás força, e que um dia voltarás a dar-me asas para voar.
Reecontrar-te no dia da tua última morada, foi desolador... Estavas com um ar tão sereno, até parecia que estavas a dormir. Foi tão tentador querer chamar-te, com o objectivo de obter uma resposta...um sorriso...um olhar, apesar de saber que não era possível. Num dos momentos de muita tristeza, certamente ouviste o meu ADORO-TE, que te disse ao ouvido...daqueles que certamente muitas vezes esperaste ouvir, mas tal não aconteceu. Tenho a certeza, que será daqueles 'ADORO-TE' que não vais esquecer. Mesmo no momento da tua partida, estavas com um sorriso, que tenho a certeza ser para mim e para o papá...jamais o esqueceremos. Muitos estavam presentes na tua despedida, nem imaginas o orgulho que em ti tenho...pois pessoas que nem eu conhecia, têm-te para sempre no coração...pessoas em que momentos de sofrimento proporcionaste-lhes o bem estar, e fora essas...outras mais com quem conviveste, que as trataste sempre com carinho e com esse teu belo sorriso.
Muitos ainda sofrem com a tua ausência. Sei que não é aquilo que queres, mas para nós...torna-se "impossível" viver com tamanha saudade. Apesar de saber que não é possível, todos os dias...é como viver a espera do teu regresso a casa.
Ainda hoje, me revolto um pouco com Aquele a quem chamamos Deus, que dizem saber o que faz. Mas...porquê tanta injustiça em horas de partida?!?! Nada podemos opinar sobre aqueles que partem, e enquanto isso perdemos aqueles que mais amamos...aqueles que mais praticam o bem. Que lógica esta em que vivemos?!?! Se a Vida é um dom que nos foi dado, porque não recompensar aqueles que praticam o bem com mais anos de vida?!
Questões que não consigo obter resposta...
O certo, é que partiste... É certo também, que continuas sempre presente em nossas memórias, mas custa-nos muito a tua ausência física...e aquela tua contagiante energia de viver!!
Despeço-me com um até já, e com um grande beijo, da tua filha que te ADORA e que JAMAIS te esquecerá.
Joana Carvalho, 22-3-07