sexta-feira, 9 de outubro de 2009

_........._

(imagem retirada do google)
"Perturbação caracterizada por hesitação repetitiva, e demora na emissão das palavras ou pelo prolongamento anormal dos sons. Fá-lo com medo de o fazer.
Há portanto várias causas para tal, como há a considerar um choque emocional ou uma experiência traumática negativa. Desde que se exprima sem constrangimento, as perturbações diminuem e até mesmo desaparecem. Quando as pessoas o fazem, estão sozinhas ou sem sentir-se inseguras, fá-lo sem bloqueios.
Isolados, estes não têm problemas, ou também raramente ocorrem, quando cantam ou durante uma leitura em coro, possivelmente porque têm menos comunicação. Muitas vezes estas pessoas recorrem a determinadas estratégias pessoais para contornarem esta situação, tais como a lentificação do discurso, usam sinónimos para a palavra desejada, que sabem de antemão que possivelmente vão ter dificuldades na sua produção. Estes inidividuos sentem muitas vezes medo de falar, sendo que podem evitar situações tão simples como pedir um café ou conversar com amigos".
__
P.S: Começo a chegar ao ponto de arranjar estratégias, sinónimos para muitas coisas e até mesmo evitar pedir um simples café! :-(


Sem comentários: